Trabalhava febrilmente dedicando-se de corpo e alma à sua Arte.
Que "falem" os seus trabalhos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhor1210NZclc1OBwLBJdg08hJh1RX0fd1Lfr32avm3P3iWojR9Rzwlwq-oxm-kme3u6mep11RcherLw7RAL3Vb6AfbQfFnqOjFwLFMbUzL6iLvCr3gZ63Yys4kJdjw5ZiKHih1ZnP8X8Ye/s320/virginestudo.jpg) |
estudo para a Virgem e o Menino |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXdVz_vQY0Rry7SE1OBtUuWb1uERrL9qiV8ZnCTIfXDJ1u0mN0XVJu_lAehsF2wfXWAaN6ayCMIxB107XTf8rwTpl09Dy4G_6NhHs8vcEeF7yDZFj1_xfnTcp5UuI5ueNLuQ3s2Pw-DgGy/s320/virgem+e+o+menino.jpg) |
A Virgem e o Menino |
Vejamos as suas "Madonnas com o Menino", com um ar de ternura, quotidiano e acessível, mas de um incontornável encanto e cumplicidade entre a Mãe e o Menino, e até a luz (símbolo para o divino Espírito Santo) espreita as cenas e invade a casa, em raios ténues. No espectro oposto Maria chorando a perda do Filho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7HVfsef5O3nmiX7pNjCX9RaI-2xi4_CJzOJe-Ydiy6nxZ3vPEbLZmvFwvUQOQ2OnRPR3beSKdg0w2tSAXJ07KcwtR4AqcmXcSe44dfTytnCjcn_o459CnGSx5Yf1dOQYNeoCuiXuuDI5p/s320/Vergine+addolorata+con+si+simboli+della+Passione%252C+1657.+Bologna%252C+Pinacoteca+Nazionale%252C+inv.+372..jpg) |
Mater Dolorosa, 1660 |
E as heroínas? Tão interessante que as mulheres como produtoras de Arte, e em todos os tempos, gostem de representar os seus arquétipos e referentes femininos de coragem e virtudes.
Santa Maria Madalena que reza e medita, a mais querida e próxima discípula de Jesus. As Sibilas, da antiga mitologia greco-romana, mulheres poderosas de inspiração profética, sob o poder de Apolo, deus da Luz e do Sol.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPa-vFQwIoZx1AbspPt4hWaSppgIxwJRtuxfnloE3O2EvLuCdTrKBwLjTHuZEV_aC8ecBmrCokXoGjdGWtjoWIFMxkpgCFVMh7qOhTCwqikyyN78DVspPsVTq5orH1WoeAUXv06BQrXK6R/s320/Elisabetta+Sirani+(1638-1665),+Santa+Maria+Maddalena+in+preghiera,+1660+circa.+Bologna,+Pinacoteca+Nazionale,+inv.+376..jpg) |
M.Madalena em prece, 1660 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnpiwIHtrCRVYFl6GsdIXp70tFCYuGqPRMSRkRRg-2tI5x9TvErvZ375XO5A_HkaXr5VREtLhFclNrzDR_0A22_IBYbLYjh-Co9GHhagvlA3DNS6udroLt5STM7xKGuIxVM9duMUn_dF0s/s320/assinatura+em+as+sibilas.jpg) |
assinatura da pintora em "As Sibilas"
|
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgazP5NZpiXQcvRPOLAWrBsNmmLMpwNPd331iGNGkAv5iLsh0WqoPf0obzspr7DVg8vPo916BEzdYoWw4gIchygXgRnq1QtkpejTfp-l_G5wJgKOCzLX9wkeXtKSGXRCW1xPQ_JLBoZ6YL9/s320/Sibille%252C+1660.+Bologna%252C+Pinacoteca+Nazionale%252C+inv.+6940%252C+6941..jpg) |
As Sibilas, 1660
|
|
M.Madalena, 1660 |
Vejamos em seguida heroínas biblícas, a nossa conhecida Judite (e Holofernes), Pórcia, onde a personagem é abordada de um modo diferente do habitual. Não é a mulher ferida e lacrimosa para tentar impedir as intenções do marido( Bruto) de assassinar César, é mostrada uma mulher determinada no momento consciente de se ferir.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW8UXnPnl1dPvO3VRBn5fRwqHha98myGvyYn-TjRXcXWTV4p6HP484ZfnAYt_9TVp0sa4d9tB3VDfxE-cmJ2vbFv_QCB1dCChn7V9UrdMdhkSI63nX4bFMh1uvUVPt_MiaKSTW1cQyDLx-/s320/judithe+holofernes.jpg) |
Judite e Holofernes |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguGbY_d6S8cyEqSkPuQ7VICH4JkOfU0lq8VM8kf35DkLfcNQrcE9OlEIKkEgKLHgnFqocEoUKrW5bNJ_o0NzkSVIfYxGlkfItRns3cn9vS6cBMMXoepXVJFQnrjJ-vD9Bk8znlpStY3HqF/s320/Porzia.+Bologna%252C+Collezioni+d%2527Arte+e+di+Storia+della+Fondazione+Cassa+di+Risparmio+in+Bologna..jpg) |
Porcia. Bologna, Collezioni d'Arte e di Storia della Fondazione Cassa di Risparmio em Bologna.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário