sábado, 23 de fevereiro de 2013

Artemísia Gentileschi( 1593-1651) Resgatar uma pintora da escuridão 1

Quem viu o post anterior percebe que estamos perante uma pessoa complexa e com vivências marcadas.
Susana e os velhos, 1610
Artemísia nasceu em Roma em 1593. Aí estuda a arte de pintar com Orazio Gentileschi, seu pai  e conhecido pintor ao tempo.

Rejeitada pela Academia romana de Pintura, nada de surpreendente em relação a uma mulher, continua os seus estudos com Agostino Tassi, antigo discípulo de seu pai.

Uma promessa de casamento não cumprida, leva a que Tassi seja acusado pelo pai de Artemísia pelo crime de violação, conduzindo a um "mediático" e torturante caso de tribunal que durou 7 meses.

Artemísia, provavelmente marcada por essa experiência, passa a pintar um modo de olhar os homens muito pouco benovolente. Homens  maculados pela luxúria em oposição  a mulheres que ou são poderosas pela sua coragem ou tentam sê-lo pela sua postura.


Jael e Sisera,(Jael matando Sisera, general cananita e opressor dos judeus) 1620
 Escolhe repetidamente heroínas biblícas que ultrapassam a sua condição feminina (como entendida à época) com actos de coragem quer na defesa dos seus povos como Esther, Jael e Judite, quer na defesa da sua honra como pessoas e mulheres, como Lucrécia e Cleópatra.


Judite e Holofernes , 1612
Esther suplicante, 1622


Lot e filhas, 1640
Cleópatra, suicídio, 1622

Lucrécia(suicídio de Lucrecia em defesa da sua honra),1621
 



 
Cleópatra, suicidio, 1630
Para o próximo post vamos decobrir mais facetas desta excelente pintora, que nasce no fim do Renascimento e se define e cresce no período Barroco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Catarina van Hemessen (1528- >1587) parte II

Com 26 anos Catarina casou com Kerstiaen de Moryn. Músico excelente, veio a tornar-se no organista da Igreja de Nossa Senhora de Antu...