quinta-feira, 29 de maio de 2014

Properzia de Rossi, A única mulher escultora do Renascimento( 1490- 1530)

Properzia da Rossi foi a única mulher escultora do Renascimento. Com talento e tenacidade excepcionais.

Dela e da sua vida breve pouco se sabe.


ouro, esmalte, caroço de pêssego
Terá nascido cerca de 1490, filha de um notário, em Bolonha, abastado o suficiente para dar alguma educação à sua filha.

Teve lições de desenho com Marcantonio Raimondi, artista, hoje conhecido pelas reproduções em gravura de Rafael.



Mas o traço no papel transformou-se  e ganhou forma tridimensional em trabalhos delicados de minuciosas miniaturas esculpidas em caroços de fruta, como de alperces e pêssegos. Essas pequenas obras de arte eram habitualmente de cariz religioso e bastante apreciadas por nobres e pessoas de bem.

No Museu Cívico de Bolonha estão expostos 11 desses trabalhos encrustados numa filigrana de prata. De um lado vêmos os  12 apóstolos, do outro as santas virgens.

pormenor do Brasão da família Grassi


Talento excepcional que fez com que Vasari a incluisse nas " Vidas". Miraculosa, excelente artista de música e dona de casa assim era descrita Properza.



brazão da família Grassi em filigrana de prata













Construção da Arca de Noé



a anunciação
Talento excepcional que a faz abalançar-se ao mármore em obras de grande porte por volta dos seus 30 anos, como em vários bustos e no altar mor de  Santa Maria del Baraccano.

Tento imaginar o olhar dos outros escultores da época e uma mulher teimosa e cheia de pó a desbravar mármore e a dele arrancar as formas seguras .


José e a Mulher de Potifar
Talento exepcional que fez com que ganhasse, também por volta dos 30 anos, a comissão para as esculturas da fachada oeste da Igreja de S. Petrónio em Bolonha. Ultrapassando os seus competidores, claro está, masculinos.

Ficaram os registos de pagamentos para 3 sibilas, 2 anjos, 2 painéis em baixo relevo incluindo o de "José e a mulher de Potifar".

Ficaram os rumores de um amor por um nobre que a malestimou e trocou por outra melhor nascida.


Hércules derrotando as amazonas
Ficaram ainda registos de um certo mau feitio por conduta desordeira em 1520 e novamente em 1525 por ter atirado tinta à cara de um artista.


perfil em bronze, artista desconhecido
E o último registo é o da sua morte. Cerca dos 40 anos.

 Morre sózinha e pobre num Asilo de indigentes na sua cidade natal em 1530.







Sem mágoas fica

 a sua escultura sofisticada, vigorosa e clássica.
































Sem comentários:

Enviar um comentário

Catarina van Hemessen (1528- >1587) parte II

Com 26 anos Catarina casou com Kerstiaen de Moryn. Músico excelente, veio a tornar-se no organista da Igreja de Nossa Senhora de Antu...