domingo, 3 de fevereiro de 2013

Lavinia Fontana, Fama e Morte em Roma


Menina Gonzalez que sofria de Hirsutismo congénito
Da muito jovem pintora de pequenas miniaturas em metal passou  a pintora de nobres e grandes na corte papal. Foi das poucas mulheres à época  a retratar o nú feminino e masculino em pinturas de grande escala.

Desenhou e muito, pintou meninas peludas e cortesãs capazes de despoletar loucos amores. Pintou nobres e um Papa;

foi eleita, como já disse no post anterior, para a Accademia di San Luca di Roma, honra raramente atribuída a uma mulher.


 quadro dito, de Bianca Capello, nobre veneziana que se casa, porque foge, contra a vontade de seus pais, se torna depois amante e posteriormente a esposa de Francesco I de Medicci, manipulando e alimentando a coscuvulhice da corte durante vários anos.

 



A nobre Isabbela Ruini como Vénus

















 Lavinia Fontana morreu em 11 de Agosto de 1614, também em Roma.

Mas ficaram mais de cem obras pintadas, cerca de metade assinadas, sendo a mulher com mais obra feita antes do século XVII (pese o facto de muitos dos seus quadros terem erradamente sido atribuídos a Guido Reni).


A sua família
Os próximos posts serão sobre minha  pintora preferida do renascimento, essa mulher tão especial que foi Artemísia Gentileschi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Catarina van Hemessen (1528- >1587) parte II

Com 26 anos Catarina casou com Kerstiaen de Moryn. Músico excelente, veio a tornar-se no organista da Igreja de Nossa Senhora de Antu...