domingo, 30 de dezembro de 2012

Noli me tangere; a peste em Milão; F.Galicia (1568-1630)

O tema de Judite e Holofernes era frequentemente usado nestes tempos (e ao longo da história da Arte). A bela viúva judia armada da força do Deus dos judeus decapita o forte general assírio que impunha cerco sem tréguas à sua terra.

Podemos considerar esta uma interessante metáfora para o juízo divino. Mas não é por aí que vamos.

Fede Galizia não escapou  a esta moda e nem, obviamente, às encomendas que lhe eram feitas. Terá pintado algumas Judites, estando duas assinadas e datadas; esta de 1596 encontra-se, hoje, em Sarasota,no Ringling Museum of Art.

Talvez um autoretrato, o que me espanta neste quadro é o cuidado meticuloso na reprodução das jóias e de um vestido imaculado,  um penteado elaborado de fitas e adornos, um rosto sereno quase alheio ao drama de alguém que tinha acabado de decapitar um homem.

Este tipo de minúcia na reprodução de vestimentas e acessórios  terá certamente contribuído para alicerçar os seus dotes de retratista. As encomendas religiosas continuam.

Outro tema frequente " Noli me tangere"(" Não me toques") no encontro de Maria Madalena com Jesus após a sua resurreição, este feito em 1616 e um dos seus quadros mais célebres. Encomenda para o altar de Maria Madalena, encontra-se agora na igreja de Sto. Stefano em Milão.

Nunca casou. Sempre se sustentou com a sua arte. A corte de Sabóia devia-lhe 506 "scudi" em 1630. Ano da sua morte em Milão, provavelmente, de peste.


Pintou, muito para além das naturezas mortas, retratos e inúmeras quadros religiosos. Conjugou sábia e diligentemente a tradição lombarda com as tendências do seu tempo.

Vamos agora partir para outras pintoras como Artemísia Gentileschi e Lavinia Fontana.

Mas isso fica para outros posts.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Catarina van Hemessen (1528- >1587) parte II

Com 26 anos Catarina casou com Kerstiaen de Moryn. Músico excelente, veio a tornar-se no organista da Igreja de Nossa Senhora de Antu...