terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sofonisba, vida em Espanha e um casamento

Ana de Áustria, 4ª esposa de Filipe II
Filipe II
Sofonisba Anguissola permanece em Espanha de 1559/60 até, pelo menos, 1578, servindo como pintora de corte e retratista não só de Isabel de Valois como de Ana de Aústria, 3ª e 4ª  rainhas de Espanha.

Infanta Catarina Micaela, filha de Filipe II e Isabel de Valois




Infanta Catarina Micaela, duquesa deSabóia
 Este magnífico e ousado retrato da Infanta Catarina Micaela com véu e estola de arminho é sinónimo de maturidade no seu trabalho como pintora e de grande qualidade. Tantos anos discutido como pertencente a El Greco e só mais recentemente atribuído a Sofonisba Anguissola. E tantas vezes copiado.

Infanta Isabel Clara Eugénia, filha de Filipe II e Isabel de Valois
filha da duquesa de Sabóia, com anão


A sua pintura torna-se mais elaborada, detalhada e atenta às múltiplas minúcias do vestuário da maior corte da Europa, tanto do rei como de rainhas, infantas e cortesãos. Aprende a valorizar os seus modelos.
dama da corte





Aos 38 anos casa-se com D.Francisco de Moncada, filho do vice rei de Paterno, da Sicília.

Filipe II, o seu patrono, toma interesse pessoal nesta questão dando-lhe o dote e um casamento digno da sua condição de nobre.

Aqui as opiniões dividem-se pois há quem defenda que Sofonisba e o seu marido permanecem em Espanha até à morte deste em 1579, há quem defenda uma viagem de interregno com regresso posterior a Espanha.

Na altura de regressar a Cremona, a viagem vai-lhe trazer a surpresa de uma paixão que a acompanhará até ao fim da sua vida. Mas isso fica para o próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Catarina van Hemessen (1528- >1587) parte II

Com 26 anos Catarina casou com Kerstiaen de Moryn. Músico excelente, veio a tornar-se no organista da Igreja de Nossa Senhora de Antu...