Sofonisba trabalha, como disse no post anterior, numa época dominada pela filosofia aristotélica tão elaborada por aquela personalidade carismática que foi Tomás de Aquino.
No que concerne o feminino era, para dizer no mínimo, um misógino, com a poderosa e a infeliz (também no que ao género feminino diz respeito) capacidade de influenciar o pensamento ocidental por séculos e séculos.
Assim Sofonisba Anguissola era realmente um problema, onde ia uma mulher buscar esta capacidade de expressar a vida por detrás da tela, esta capacidade tão "masculina" da "invenzione"?
Recordo que uma mulher ter acesso a modelos (nús) masculinos ou femininos era tudo menos evidente ou sequer possível socialmente, levando a que Sofonisba Anguissola não pudesse enveredar por temas "primeiros" como os Temas Históricos.
A sua numerosa família, fornece assim uma série de modelos. É-nos dada a conhecer pelos trabalhos criativos e afectuosos de Sofonisba (que não era a única pintora das irmãs, mas sem dúvida a mais talentosa e longeva).
"O Jogo de Xadrez" é um quadro memorável em termos de composição e vivacidade e também o meu favorito:
a irmã mais nova, Minerva olha para Europa, que olha para Lucia que olha para a pintora (e para nós) enquanto se dispõe a ganhar o jogo com uma dama negra( toque de ironia?).
Irmãos |
Mãe de Sofonisba, Bianca Ponzoni |
A sua Família
Pai e irmãos |
Sem comentários:
Enviar um comentário