sábado, 1 de dezembro de 2012

Sofonisba Anguissola, o erro de Tomás de Aquino, parte 2



Sofonisba trabalha, como disse no post anterior, numa época dominada pela filosofia aristotélica tão elaborada por aquela personalidade carismática que foi Tomás de Aquino.

No que concerne o feminino era, para dizer no mínimo, um misógino, com  a poderosa e a infeliz (também no que ao género feminino diz respeito) capacidade de influenciar o pensamento ocidental por séculos e séculos.

Assim Sofonisba Anguissola era realmente um problema, onde ia uma mulher buscar esta capacidade de expressar a vida por detrás da tela, esta capacidade tão "masculina" da "invenzione"?
Recordo que uma mulher ter acesso a modelos (nús)  masculinos ou femininos era tudo menos evidente ou sequer possível socialmente, levando a que Sofonisba Anguissola não pudesse enveredar por temas "primeiros" como os Temas Históricos.

A sua numerosa família, fornece assim uma série de modelos.  É-nos dada a conhecer  pelos trabalhos criativos e afectuosos de Sofonisba (que não era a única pintora das irmãs, mas sem dúvida  a mais talentosa e longeva).

 "O Jogo de Xadrez" é um quadro memorável em termos de composição e vivacidade e também o meu favorito:
 a irmã mais nova, Minerva olha para Europa, que olha para Lucia que olha para a pintora (e para nós) enquanto se dispõe a ganhar o jogo com uma dama negra( toque de ironia?).






Irmãos
Mãe de Sofonisba, Bianca Ponzoni



A sua Família


Pai e irmãos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Catarina van Hemessen (1528- >1587) parte II

Com 26 anos Catarina casou com Kerstiaen de Moryn. Músico excelente, veio a tornar-se no organista da Igreja de Nossa Senhora de Antu...